Lembram-se do mito da morte de Héracles, consumido pela túnica fatal que lhe enviara Dejanira, ciumenta pela paixão do marido pela jovem Íole. Embebera a peça de vestuário num filtro amoroso que lhe dera Nesso, o centauro, o mesmo que a havia tentado raptar nas margens do rio Licormas.
E Héracles, que ardia já numa paixão, vai arder de facto numa pira que ele próprio manda atear ao filho Hilo.
Nele, enfim, o amor (que é paixão) queima, arde e é bem visível aos olhos de quem o contempla.

Veja-se, a propósito, o Ditirambo 16 de Baquílides que acabo de traduzir:




Irei às terras de Piteu], já que que
um cargueiro de ouro me euviou,
da Piéria, Urânia de belo trono,
atulhado de afamados hinos
para o deus], no tempo em que, no florido Hebro,
entre feras] ele se alegra, ou com o cisne de longo pescoço,
com doçura da sua voz] animando o coração,
até a Pito] tu chegares, a buscar
dos péanes as flores,
Apolo Piteu,
essas que os coros das gentes de Delfos
entoam junto do teu ilustre templo.

Mas antes, cantemos como deixou
a Ecália, consumida pelo fogo,
o filho de Anfitrião, homem de ardilosos planos,
e veio para o promontário que o mar ondeia;
aí, do seu resgate, a Zeus de vastas nuvens,
o Ceneu, nove touros de grave mugir se dispôs a imolar,
mais dois ao deus que revolve os mares e abala a terra,
e à donzela de olhar violento,
a virgem Atena,
uma novilha de altos cornos, ainda por ungir.
Eis que o deus a que se não resiste
a Dejanira inspirou, razão de muitas lágrimas,

um plano astuto, quando ela
tomou conhecimento da dolorosa notícia:
que a Íole de níveos braços
o filho de Zeus, destemido na guerra,
a enviava, como esposa, ao seu refulgente palácio.
Ah infeliz! Desgraçada! Que foi ela planear!
O poderoso ciúme a deitou a perder,
junto com o tenebroso véu
que escondia as coisas do porvir,
quando, nas margens em flor do rio Licormas,

recebeu de Nesso a prodigiosa oferenda.


Um fogo consumado a que o grupo Thíasos, há já algum tempo, procurou dar expressão dramática e visual, ao encenar a peça "Traquínias" de Sófocles, da seguinte forma:



3 Comments:

  1. luminary said...
    E sublinho: a culpa não foi do Mensageiro...
    Terra said...
    Pois, isso anda meio mundo de helenistas a discutir há séculos. Mas também acho que não. Pelo menos, o Baquílides acha que a culpa foi de um sr. deus menor chamado Phthonos (ciúme). ;)
    Andie said...
    Ai esse ganda maluco!!!!

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